STF nao autorizou monitorar WhatsApp e redes sociais

STF autorizou monitoramento de WhatsApp e redes sociais? Eis a questão!

Boato ‘importado’ afirma que redes sociais e aplicativos de mensagens entraram em acordo com governos para monitorar toda e qualquer comunicação

WhatsApp (Dado Ruvic/Reuters)

Veja na íntegra a orientação passada no whatsaap.

Você está sabendo que:
A partir de amanhã, em todo o mundo, existem novas regras de comunicação, todos os governos da Europa, América do Norte e América do Sul chegaram a um acordo com a Whatsapp, Twiter, Facebook e outros canais de comunicação Todas as chamadas serão gravadas. Todos os registros de chamadas telefônicas são gravados.Todas as mensagens e chamadas WhatsApp são gravadas. O Twitter é monitorado. NO BRASIL O STF AUTORIZOU O MONITORAMENTO.
O Facebook é monitorado. Todas as mídias e fóruns sociais são monitorados. Por favor, informe aqueles que não sabem.  Todos os dispositivos estão conectados aos sistemas departamentais do Governo Federal e dos governos do mundo. TAL AÇÃO É PARA MONITORAR O CRIME ORGANIZADO, E TERRORISMO. Tenha cuidado para não enviar  mensagens ou informações desnecessárias que sejam contrárias aos governos, leis e moralidade. Evite dizer informações sensíveis ou sensíveis aos seus amigos e familiares. Diga aos seus filhos e tenha muito cuidado!

É muito importante transmitir esta mensagem hoje. Porque a partir de amanhã já existe uma outra forma de vigilância em todos os países do mundo. Incrível mas certo. Envie-o apenas hoje a todos os seus entes
queridos e amigos. Tudo o que você escreve ou fala pode ser usado contra você e não uma piada é uma realidade!!! Repassem urgente!

Um boato que circula no WhatsApp tem alarmado usuários do aplicativo de mensagens. O texto afirma que o “zap” e redes sociais como Facebook e Twitter  entraram em acordo com os governos de todos os países de Europa, América do Norte e América do Sul para que toda comunicação por estes meios seja monitorada e gravada. Ligações telefônicas, diz a lorota, também estariam sendo vigiadas.No Brasil, conforme a notícia falsa, o monitoramento teria sido autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Todos os dispositivos estão conectados aos sistemas departamentais do Governo Federal e dos governos do mundo”, alardeia o texto, que orienta os usuários do aplicativo e das redes sociais a evitar “dizer informações sensíveis ou sensíveis aos seus amigos e familiares”. “Tudo o que você escreve ou fala pode ser usado contra você e não é uma piada”, completa.

O STF não determinou o tal monitoramento amplo, geral e irrestrito de mensagens e chamadas – e nem poderia determinar. O Artigo 5º da Constituição Federal, em seu inciso XII, deixa claro que “é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas”. A única previsão constitucional para monitoramento recai sobre ligações telefônicas e, ainda assim, mediante decisão judicial “para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”.

Mesmo nos casos em que há apurações criminais em curso, decisões recentes da Justiça reforçam a impossibilidade de se obter mensagens trocadas nos aplicativos de mensagens. Entre dezembro de 2015 e julho de 2016, para ficar nos casos mais notórios, o WhatsApp foi bloqueado no Brasil em três ocasiões por decisões de juízes de primeira instância. As suspensões foram determinadas pelo não cumprimento de ordens judiciais de quebra de sigilo de mensagens trocadas entre criminosos investigados. Após recursos, no entanto, as decisões que ordenaram os bloqueios foram derrubadas em instâncias superiores. O WhatsApp, que é controlado pelo Facebook, alegou nestes casos que não arquiva e não copia as mensagens trocadas entre usuários.

Deixe um comentário